Açores/Governo: PS lembra ser maior partido no parlamento e diz ter "responsabilidade acrescida"

| Política
Porto Canal com Lusa

Horta, Açores, 24 nov 2020 (Lusa) - O deputado do PS/Açores Francisco César lembrou hoje que o partido é o maior no atual parlamento da região, tendo por isso uma "responsabilidade acrescida" na legislatura que agora arranca, apesar de não ter conseguido formar governo.

Aos jornalistas, o socialista diz que o partido tem agora a responsabilidade de ter postura "firme na divergência" e "competente e decisivo na convergência".

O PS, asseverou ainda Francisco César, terá na atual legislatura a "capacidade de propor, mais do que um partido que está mais preocupado em contrapor e em fazer crítica pela crítica".

O dirigente do PS açoriano lembrou ainda que o partido venceu as eleições no arquipélago tidas há cerca de um mês e tem a obrigação de "dar respostas" aos açorianos que em si depositaram o seu voto.

O novo Governo Regional dos Açores, formado por PSD, CDS e PPM, e liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, tomou hoje posse perante a Assembleia Legislativa da região, na cidade da Horta.

A cerimónia arrancou cerca das 15:00 locais (16:00 em Lisboa) e teve como convidados, entre outros, o antigo presidente do Governo Regional Mota Amaral e o chefe do executivo cessante, Vasco Cordeiro.

Na semana passada tomaram já posse os novos 57 deputados eleitos nas eleições regionais de 25 de outubro, tendo também sido eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa, o social-democrata Luís Garcia, da ilha do Faial.

Com a entrada em funções, o novo executivo tem agora 10 dias para entregar à Assembleia Legislativa o programa de Governo.

O PS venceu as eleições legislativas regionais, no dia 25 de outubro, mas perdeu a maioria absoluta que detinha há 20 anos, elegendo 25 deputados.

PSD, CDS-PP e PPM, que juntos representam 26 deputados, assinaram um acordo de governação. A coligação assinou ainda um acordo de incidência parlamentar com o Chega e o PSD um acordo de incidência parlamentar com o Iniciativa Liberal (IL).

PPF // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.