Covid-19: Moody's desce 'rating' de cinco bancos sul-africanos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 24 nov 2020 (Lusa) - A agência de notação financeira Moody's anunciou hoje que desceu o 'rating' de cinco bancos sul-africanos na sequência da descida da opinião sobre a qualidade de crédito soberano do país, na passada sexta-feira.

"As ações de 'rating' hoje tomadas sobre os cinco maiores bancos sul-africanos (Standard Bank, FirstRand, ABSA, Nedbank e Investec) refletem a deterioração na qualidade de crédito país emissor, tal como indicado na degradação do 'rating' de Ba1 para Ba2", na sexta-feira, lê-se numa nota divulgada hoje, que baixa a notação destas instituições para Ba2.

"O enfraquecimento do perfil de crédito do país soberano [onde estes bancos operam] tem implicações diretas para os bancos devido ao significativo envolvimento com as finanças públicas e ao gradual enfraquecimento do perfil de crédito isolado dos bancos num contexto em que a pandemia de covid-19 aumenta o já de si difícil ambiente operacional da África do Sul", acrescentam os analistas da Moody's.

Na sexta-feira, a Moody's desceu o 'rating' da África do Sul, num dia em que também a Fitch desceu a avaliação e a Standard & Poor's manteve a nota, todas mais de um nível abaixo da linha que separa os países mais credíveis daqueles que, na opinião destes analistas, podem ter dificuldades em pagar a dívida emitida.

O ministro das Finanças da África do Sul reagiu à descida do 'rating' pelas agências de notação financeira Fitch e Moody's considerando que as decisões foram "dolorosas", mas mostram a necessidade de acelerar as reformas económicas.

"As decisões da Fitch e da Moody's foram dolorosas", admitiu Tito Mboweni na sequência da decisão das agências de 'rating', que assim afundam a economia mais industrializada da África subsaariana em território especulativo, ou 'lixo', como é geralmente conhecido.

"Há uma necessidade urgente de o Governo implementar as reformas económicas estruturais para evitar mais danos para o 'rating' soberano do país", escreveu o ministro, num comunicado de resposta à ação de 'rating' por duas das três maiores agências de notação financeira a nível global.

A África do Sul registará um défice orçamental de 15% no ano fiscal que termina em março de 2021, o maior desde o tempo da segregação racial, enfrenta uma recessão económica que começou antes da pandemia e tem uma dívida de 260 mil milhões de dólares, o equivalente a 63,3% do Produto Interno Bruto (PIB), com o rácio da dívida sobre o PIB a dever aumentar para 90% nos próximos três, o pior registo mundial deste indicador olhado muito de perto pelos investidores e credores.

Com a descida do 'rating', os custos de financiamento e de serviço da dívida vão aumentar e o Governo terá ou de cortar na despesa pública ou aumentar os impostos, disse o Ministério das Finanças, numa altura em que mais de um terço da população está desempregada.

"As contínuas descidas no 'rating' vão traduzir-se em custos insustentáveis do serviço da dívida, deterioração do valor dos ativos e redução no rendimento disponível para muitos" sul-africanos, diz o Tesouro do país.

África registou 273 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando para 49.975 o total de vítimas mortais pelo novo coronavírus, que já infetou 2.080.923 pessoas no continente, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o novo coronavírus infetou nas últimas 24 horas mais 11.000 pessoas nos 55 Estados-membros da organização, e o número de recuperados em igual período foi de 10.402, para um total de 1.757.665.

O maior número de casos de infeção e de mortos regista-se na África Austral, com 864.083 infeções e 22.586 mortos por covid-19. Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza um total de 769.759 casos de infeção e 20.968 mortes.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.388.590 mortos resultantes de mais de 58,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MBA // LFS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.