Açores/Governo: PAN diz ter "bastantes reservas" quanto ao novo secretário da Agricultura

| Política
Porto Canal com Lusa

Horta, Açores, 24 nov 2020 (Lusa) - O deputado do PAN no parlamento dos Açores, Pedro Neves, declarou hoje ter "bastantes reservas" quanto ao trabalho do novo secretário regional com a tutela da Agricultura, António Ventura, prometendo "pulso firme" sobre esta matéria.

"Estamos a falar de um ex-deputado da Assembleia da República, que quis também ser deputado regional, não gostou da ideia, voltou à República, e agora é secretário", declarou Pedro Neves, falando aos jornalistas após a tomada de posse do XIII Governo dos Açores, numa sessão tida esta tarde na cidade da Horta.

E prosseguiu: "Vamos ter pulso firme relativamente a esta secretaria, que é bastante importante para o PAN".

O partido valoriza todavia a criação, por parte do novo executivo formado por PSD, CDS e PPM, da Secretaria do Ambiente e Alterações Climáticas.

O novo Governo Regional dos Açores tomou hoje posse perante a Assembleia Legislativa da região, na cidade da Horta.

A cerimónia arrancou cerca das 15:00 locais (16:00 em Lisboa) e teve como convidados, entre outros, o antigo presidente do Governo Regional Mota Amaral e o chefe do executivo cessante, Vasco Cordeiro.

Na semana passada tomaram já posse os novos 57 deputados eleitos nas eleições regionais de 25 de outubro, tendo também sido eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa, o social-democrata Luís Garcia, da ilha do Faial.

Com a entrada em funções, o novo executivo tem agora 10 dias para entregar à Assembleia Legislativa o programa de Governo.

O PS venceu as eleições legislativas regionais, no dia 25 de outubro, mas perdeu a maioria absoluta que detinha há 20 anos, elegendo 25 deputados.

PSD, CDS-PP e PPM, que juntos representam 26 deputados, assinaram um acordo de governação. A coligação assinou ainda um acordo de incidência parlamentar com o Chega e o PSD um acordo de incidência parlamentar com o Iniciativa Liberal (IL).

PPF // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.