Líder do FMI pede ousadia aos bancos centrais para apoio à recuperação

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 24 nov 2020 (Lusa) - Os bancos centrais devem mostrar-se "inovadores" e "ousados", mas não podem lutar sozinhos contra a crise económica mundial, afirmou hoje a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), lembrando o "papel fundamental" das políticas governamentais.

As instituições financeiras, que baixaram as taxas de juro e facilitaram os empréstimos para apoiar empresas, devem encontrar uma forma de renovar "o quadro" da sua política monetária e dos seus instrumentos, declarou Kristalina Georgieva, num discurso que será proferido num evento que contará também com a participação do vice-presidente da Reserva Federal (Fed), Richard Clarida e do economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane.

"Isso vai dar-lhes as munições vitais para lutarem contra a crise e apoiarem a retoma", acrescentou.

Georgieva insistiu, no entanto, que "a política monetária não deve e não pode fazer o trabalho sozinha".

A diretora-geral do FMI tem vindo a afirmar há vários meses que a política orçamental tem "um papel fundamental" a desempenhar.

"Os decisores intensificaram o apoio orçamental durante a crise e devem continuar a fazer o mesmo para apoiar uma recuperação sustentável e inclusiva", adiantou.

Devido ao impacto da pandemia de covid-19, o FMI prevê uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) mundial de 4,4% este ano, antes de uma recuperação de 5,2% em 2021.

EO // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.