Caso BCP: Decisão do julgamento do processo-crime é hoje conhecida

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 mai (Lusa) - A leitura do acórdão do julgamento do processo-crime do BCP, em que quatro ex-administradores do banco respondem por manipulação de mercado e falsificação de documentos, vai decorrer hoje nas Varas Criminais de Lisboa.

Neste processo-crime, os ex-administradores do BCP, incluindo o seu fundador, Jardim Gonçalves, são acusados pelo Ministério Público (MP) dos crimes de manipulação de mercado e falsificação de documentos, num caso que começou a ser investigado em 2008.

O MP deduziu acusação em junho de 2009, o julgamento começou em 2012 e terminou em setembro de 2013, tendo a procuradora Leonor Machado pedido para Jardim Gonçalves, antigo presidente, o pagamento de uma indemnização de 10 milhões de euros, que suspenderia uma pena de prisão de cinco anos.

Para Filipe Pinhal, António Rodrigues e Christopher de Beck, o MP pediu uma indemnização de três milhões de euros a cada um, com penas de prisão suspensas de três anos.

O julgamento centrou-se nas 17 sociedades 'offshore', sediadas nas Ilhas Caimão, constituídas pelo BCP, para influenciar os valores de mercado das ações do banco e o 'rating' [avaliação] dos títulos do BCP.

A falsificação de contabilidade do banco para ocultar perdas também esteve em discussão.

Os arguidos defendem que o que aconteceu foi uma "tomada de assalto" ao BCP, deixando implícito que se tratou de um processo político com o objetivo de afastar a equipa de gestão que liderava o banco.

A leitura do acórdão chegou a estar agendada para 31 de janeiro último, mas foi adiada devido à doença da juíza.

Além de a juíza-presidente Anabela Morais, o coletivo de juízes é constituído por Helena Susana e Pedro Lucas.

DN/FC // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.