Covid-19: Unidade Saúde do Alto Minho com 95% de taxa de ocupação

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 23 nov 2020 (Lusa) - As áreas destinadas ao tratamento de doentes com covid-19 na Unidade de Saúde do Alto Minho (ULSAM) apresentam hoje uma taxa de ocupação de 95%, disse à agência Lusa o presidente do conselho de administração.

"Hoje, às 10:00, a nossa lotação estava a cerca de 95%. A Unidade Cuidados Intensivos (UCI) tem atualmente 25 camas e tinha disponíveis, a essa hora, quatro camas. Também temos disponibilidade na enfermaria geral [30 camas], mas são números que, de um momento para o outro, se alteram", disse Franklim Ramos.

"A situação de pandemia não nos permite responder de forma estática, pois as situações adequam-se a realidade do momento", reforçou.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

O presidente do conselho de administração da ULSAM destacou também que a unidade local "faz parte do Serviço Nacional de Saúde (SNS) pelo que trabalha em rede e, nesse sentido, sempre que solicitado pode receber pacientes de outras unidades".

"Estamos a receber doentes de outros hospitais do SNS, tal como acontecerá se viermos a precisar de transferir doentes", adiantou Franklim Ramos.

Segundo o responsável, "nos últimos dez a 15 dias", a ULSAM tem vindo a "receber, em média, dez doentes por dia".

"A gestão das camas tem de ser feita à medida das necessidades. Criando mais camas, é preciso empenhar recursos humanos. Não vou criar camas, empenhar recursos sem ter doentes. É uma avaliação que faz três vezes por dia e que vai sendo reforçada, ou não, conforme a evolução da doença", sustentou.

Questionado sobre surtos de covid-19 entre os profissionais, Franklim Ramos disse têm surgido, mas "sem colocar em risco" o funcionamento da ULSAM.

"Temos tido surtos entre profissionais, mas não tem colocado em perigo o funcionamento da organização em nenhum setor. Nunca tivemos esse problema. Nem nos obrigou a fechar nenhum serviço. Tivemos várias vezes de transitar doentes de um lado para outro, mas é um procedimento interno, normal", especificou.

O responsável admitiu que os surtos de covid-19 dificultam a gestão dos profissionais.

"O difícil é gerir recursos humanos. É fundamental evitar o desgaste e evitar que haja falhas de profissionais para garantir a assistência aos doentes", observou.

Nas várias estruturas da ULSAM trabalham mais de 2.500 profissionais, entre eles cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.381.915 mortos resultantes de mais de 58,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.897 pessoas dos 260.758 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

ABC// ACG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.