Info

Covid-19: Circulação proibida ao fim de semana e feriados a partir das 13:00 em 127 concelhos

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 nov 2020 (Lusa) -- Os 127 concelhos em risco "extremamente elevado" e "muito elevado" devido número de casos de covid-19 vão ter a circulação proibida na via pública nos dois próximos fins de semana e nos feriados de 01 e 08 de dezembro a partir das 13:00.

O anúncio foi feito hoje pelo primeiro-ministro, António Costa, na conferência de imprensa para anunciar as novas medidas de combate ao aumento do número de infeções por covid-19, decididas no Conselho de Ministros de sexta-feira.

De acordo com o mapa de risco, Portugal ficou dividido em quatro níveis de risco: "extremamente elevado", "muito elevado", "elevado" e "moderado".

Nos 47 concelhos que se encontram em risco "extremamente elevado", por apresentarem mais de 960 casos de doença por 100 mil habitantes, e nos 80 que estão em risco "muito elevado", por apresentarem mais de 480 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, foi decretada a proibição de circulação na via pública e o encerramento dos estabelecimentos comerciais entre as 13:00 e as 05:00 nos próximos dois fins de semana e nos feriados de 01 e 08 de dezembro.

Já nas vésperas de feriado -- dias 30 de novembro e 07 de dezembro -- os estabelecimentos comerciais vão estar encerrados a partir das 15:00 igualmente nestes 127 concelhos.

Além destas medidas, estes 127 concelhos estão sujeitos também às medidas já em vigor e que se mantêm para os 86 concelhos em "risco elevado" - com mais de 240 e até 480 casos por 100 mil habitantes - como a proibição de circulação na via pública entre as 23:00 e as 05:00 nos dias úteis.

Mantém-se igualmente os horários de encerramento dos estabelecimentos comerciais às 22:00, e os restaurantes e equipamentos culturais às 22:30.

De acordo com António Costa, em todos esses concelhos serão ainda realizadas ações de fiscalização do cumprimento de teletrabalho obrigatório.

Em risco "moderado" estão 65 concelhos, com menos de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Da lista de risco saíram esta semana 15 concelhos.

António Costa sublinhou que a lista é dinâmica e será revista de 15 em 15 dias, alinhada com a revisão do estado de emergência.

RCP (RCS) // MCL

Lusa/fim

+ notícias: Política

Marcelo admite agravamento de medidas face à Covid-19 e sujeita-se ao escrutínio dos portugueses

O Presidente da República admitiu hoje um agravamento de medidas, considerando que o confinamento não está a ser levado a sério, e declarou-se sujeito ao escrutínio dos portugueses pela gestão política da resposta à covid-19.

João Ferreira diz que cancelamento dos debates no Porto Canal garante o princípio de igualdade entre candidatos

João Ferreira, candidato às Eleições Presidenciais apoiado pelo PCP, questionado sobre o cancelamento dos debates com Vitorino Silva, defende que o princípio da igualdade foi garantido nos debates realizados entre os três principais canais de televisão.

Teste à Covid-19 feito hoje por Marcelo Rebelo de Sousa com resultado negativo

O teste de diagnóstico do novo coronavírus feito hoje pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, teve resultado negativo, disse à Lusa fonte oficial da Presidência da República.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

D'Mais

Cuida de ti - três mitos do...

N'Agenda

"Eu toco porque há coisas que...