Covid-19: Marcelo defende que todos devem considerar o direito à vida dos doentes

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa 20 nov 2020 (Lusa) - O Presidente da República defendeu hoje que todos os portugueses, mesmo os que dão primazia à economia, devem considerar a necessidade de se garantir o direito à vida dos doentes, evitando a rutura dos serviços de saúde.

Numa comunicação ao país, a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que "no pensamento de responsáveis políticos como no de todos os portugueses" deverá estar presente "a brutal pressão que existe sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e mesmo sobre o sistema nacional de saúde em geral".

O chefe de Estado disse que essa pressão "vai aumentar nos próximos dias e semanas" e que "cumpre evitar que culmine em situações críticas generalizadas, o que implica a exigência de tentar conter o curso da pandemia em dezembro e certamente também nos primeiros meses de 2021".

O chefe de Estado alertou que, caso se venha a "atingir situações críticas generalizadas" nos serviços de saúde, isso "será dramático para os doentes de covid e para os muitos, muitos mais doentes não covid".

"Mesmo aqueles que, por princípio, por visão da realidade, por primazia à economia e à sociedade, por qualquer outra razão, não entendem, não aceitam o eco europeu e mundial dado à covid-19, terão de admitir que há, de facto, internados e cuidados intensivos de covid-19 que têm direito à vida e à saúde e que há doentes não covid-19 que têm exatamente o mesmo direito à vida e à saúde que os primeiros", acrescentou.

"E, portanto, cumpre tentar garantir que não ocorram as aludidas situações críticas generalizadas, na capacidade de resposta, mas também na prevenção", reforçou.

IEL // JLS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.