Ucrânia: Angela Merkel pede ajuda a Putin para libertar inspectores sequestrados

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 01 mai (Lusa) - A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu hoje ajuda ao Presidente russo, Vladimir Putin, para libertar os inspetores europeus, incluindo alemães, sequestrados por grupos pró-russos na Ucrânia, revelou o serviço de imprensa do Kremlin.

Os dois líderes falaram por telefone sobre "os desenvolvimentos da crise política na Ucrânia. Merkel pediu a Putin para que ajude à libertação dos inspetores militares de vários países europeus sequestrados, entre eles alemães", assinalou o serviço de imprensa.

Na mesma conversa, Putin insistiu com Merkel na necessidade de se retirarem das regiões do sudeste da Ucrânia todas as unidades militares e se iniciar um diálogo nacional no país em que participem todas as regiões e forças políticas da Ucrânia.

"Ambas as partes sublinharam a importância de que se aproveite ao máximo o potencial de mediação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE)" para resolver a crise na Ucrânia, sublinhou o Kremlin.

Putin e Merkel, que já falaram seis vezes ao telefone sobre a crise ucraniana nos últimos dois meses, acordaram voltar a falar proximamente.

As milícias pró-russas da cidade de Slaviansk (sudeste da Ucrânia) anunciaram hoje que libertaram dois dos três oficiais do Serviço de Segurança da Ucrânia que tinham sequestrado.

Antes do anúncio, o autoproclamado alcaide de Slaviansk, Viacheslav Ponomariov, disse à agência russa Interfax que tinham começado negociações com as autoridades de Kiev para a libertação dos seis inspetores militares da OSCE e um intérprete retidos desde 25 de abril.

"Esses representantes da OSCE continuam em Slaviansk. Criámos condições de comodidade para eles. Tratamo-los como amigos. Com certeza querem ir para casa e estamos em negociações com as autoridades de Kiev. Esperamos que possa haver uma troca entre eles e os nossos ativistas detidos", disse o alcaide.

Os inspetores sequestrados são três alemães, um polaco, um dinamarquês e um checo, além do intérprete alemão, e foram acusados pelos pró-russos de espiar para a NATO.

Os ativistas pró-russos libertaram no domingo o inspetor sueco Thomas Johansson por motivos de saúde e por o seu país não ser membro da NATO.

CFF // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial