Mais de 130 retratos de crianças serão colados no sábado numa avenida lisboeta

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 mai (Lusa) -- Mais de 130 retratos de crianças vão ser colados no sábado na Avenida da Índia, em Lisboa, no âmbito de um projeto mundial de um artista francês.

Há dois anos, foram colados no mesmo local 138 retratos, de pessoas de todas as idades, com o intuito de "espalhar alegria" pela cidade.

"Desta vez decidimos fazer o projeto com crianças", disse à Lusa Joanne Gatefield, uma das responsáveis pela iniciativa, a que foi dado o nome "Hope" ("Esperança", em português), por retratar "a próxima geração".

"Inside Out Lx", da responsabilidade de três amigas (Joanne Gatefield, Alexandra Dias e Isabel Pinto), é parte de um projeto muito maior iniciado pelo fotógrafo francês JR.

No projeto "Inside Out", as pessoas são desafiadas a enviar retratos em formato digital para o fotógrafo, que garante imprimi-los. Os cartazes são depois reenviados aos autores das imagens para serem exibidos nas suas comunidades.

Na Avenida da Índia, na zona perto de Alcântara, vão ser colados no sábado 134 retratos, de 1,20 metros por 90 centímetros, de crianças que as organizadoras esperam que "tragam muita felicidade e sejam muito felizes, tendo em conta a conjuntura do país em que vivem neste momento".

As crianças fotografadas têm entre alguns meses e os 12 anos e são de várias raças e nacionalidades.

"Queríamos uma mistura, então tivemos um bocadinho de tudo", disse Joanne Gatefield.

A colagem dos cartazes irá durar o dia todo. "Começa pelas 10:00, vai até às 18:00 e a ideia é que as próprias crianças colem os posters na parede", referiu.

Em Portugal, o projeto do francês JR já inspirou também, pelo menos, um grupo de Lisboa a levar a cabo em setembro de 2011 a ação "Um de Nós", na zona de Alcântara, e os organizadores do WOOL - Festival de Arte Urbana da Covilhã, que, também em 2011, decoraram paredes de antigas fábricas de lanifícios da cidade com os retratos de pessoas que ali trabalharam.

JRS // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).