Director nacional adjunto de impostos de Moçambique ferido a tiro por desconhecidos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 01 mai (Lusa) - O diretor nacional adjunto de Impostos de Moçambique, Moisés Marrime, foi ferido a tiro por desconhecidos à porta da sua casa, nos arredores de Maputo, indicou hoje o porta-voz da polícia moçambicana na capital, Orlando Mudumane.

Segundo Mudumane, citado pelo jornal Notícias, o diário de maior circulação em Moçambique, Marrime foi ferido por balas na coluna e no braço, quando se preparava para estacionar a viatura em que seguia na sua residência, no Bairro das Mahoras, subúrbios de Maputo.

Há quatro anos, homens desconhecidos mataram o diretor de Investigação, Auditoria e Informação da Autoridade Tributária (AT), entidade responsável pela coleta de impostos em Moçambique, Orlando José, à entrada da sua casa no Bairro do Zimpeto, arredores de Maputo.

Orlando José foi mortalmente baleado algumas horas após ter mostrado à imprensa diversas viaturas de luxo apreendidas pela AT por alegadamente terem sido importadas sem o pagamento das respetivas taxas aduaneiras.

Nas últimas semanas, dezenas de viaturas foram apreendidas pela AT por supostamente terem sido fraudulentamente importadas com isenção de impostos atribuídos a partidos políticos, mas depois encontradas na posse de particulares.

Com esse esquema, alguns partidos políticos importavam viaturas como suas, usufruindo da isenção de impostos que lhe é legalmente atribuída em Moçambique, passando-as depois a outros proprietários a troco de dinheiro.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial