UNESCO adverte Austrália com eventual declaração de perigo da Grande Barreira de Coral

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 01 mai (Lusa) -- A UNESCO instou a Austrália a reconsiderar a deposição dos sedimentos no fundo marinho da Grande Barreira de Coral para evitar incluí-la na lista do Património da Humanidade em Perigo, noticiou hoje a imprensa local.

As autoridades australianas autorizaram recentemente a expansão do terminal de Abbot Point no maior porto de carvão do mundo. O plano contempla a dragagem de três milhões de metros cúbicos de sedimentos do leito marinho, e posterior deposição dos materiais dragados nas águas do parque da Grande Barreira de Coral.

Os ecologistas temem uma deterioração ainda mais rápida do estado do recife, que já perdeu mais de metade dos seus corais nas últimas três décadas devido aos efeitos de fatores meteorológicos (tempestades), climáticas (aquecimento) e industriais.

Num relatório enviado na quarta-feira, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) manifestou "preocupação" e disse "lamentar" a decisão das autoridades australianas em relação aos projetos de desenvolvimento do litoral aprovados.

A UNESCO pediu também ao Governo de Camberra para fornecer um novo relatório ao Comité do Património Mundial até 01 de fevereiro de 2015, de forma a demonstrar que os derrames não terão um impacto negativo no fundo marinho da Grande Barreira de Coral.

A Grande Barreira de Coral estende-se por 345 mil quilómetros quadrados ao longo da costa australiana e constitui o maior recife do mundo com 3.000 sistemas de recife e centenas de ilhas tropicais.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.