Novo vídeo comprometedor leva autarca de Toronto a interromper campanha de reeleição

Novo vídeo comprometedor leva autarca de Toronto a interromper campanha de reeleição
| Mundo
Porto Canal

O presidente da Câmara de Toronto, Rob Ford, abandonou "temporariamente" a sua campanha de reeleição ao cargo, depois da divulgação de um vídeo comprometedor em que aparece a fumar crack, uma droga derivada da cocaína.

Ford, empresário e político conservador que chegou à câmara de Toronto em 2010, negou que tenha problemas de dependência apesar de numerosos testemunhos e da existência de fotografias e vídeos em que aparece a consumir drogas.

O novo vídeo revelado pelo jornal The Globe and Mail foi gravado no passado fim de semana na casa da irmã do presidente da Câmara de Toronto, Kathy, que, por sua vez, também reconheceu a sua dependência de drogas. O vídeo terá sido gravado por um alegado traficante de droga.

Pouco depois da revelação do vídeo, e da publicação de uma imagem de Ford com um cachimbo idêntico aos usados para consumir crack, o advogado do político emitiu um comunicado a anunciar "temporariamente" a retirada da campanha de reeleição.

Os habitantes de Toronto, a quarta maior cidade da América do Norte e a capital comercial e financeira do Canadá, estão convocados para as urnas em outubro. Apesar dos escândalos que acompanham Ford há anos, o político conservador tem insistido que se apresentará para uma reeleição, afirmando que "ninguém é perfeito".

Ford, a quem foi retirada a maior parte dos poderes em novembro do ano passado depois de admitir ter fumado crack, lançou entretanto uma campanha pública nos meios de comunicação do Canadá e Estados Unidos e afirmou que tinha deixado de consumir drogas e álcool. Mas no início do ano surgiram novos vídeos do político bêbado em locais públicos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.