Ataques contra jornalistas na Colômbia aumentaram durante eleições legislativas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bogotá, 01 mai (Lusa) -- Os ataques contra jornalistas aumentaram durante o período das eleições legislativas de 09 de março na Colômbia, indica um relatório difundido na quarta-feira por uma associação de defesa da imprensa.

Cerca de 36 violações do exercício da profissão foram registadas, mais 14 casos do que durante os dois primeiros meses do ano, informou a Fundação Para a Liberdade de Imprensa (Flip).

Entre os casos de agressão, a Flip denunciou ataques contra os media e outras intimidações e ameaças realizadas por telefone. Os jornalistas tiveram igualmente de enfrentar obstáculos para aceder à informação.

"No dia do escrutínio, os funcionários eleitorais foram o maior obstáculo", assim como os agentes da polícia por "violação dos direitos dos jornalistas", assinala o relatório.

Segundo o Comité Para a Proteção dos Jornalistas, uma organização não-governamental com sede em Nova Iorque, a Colômbia é o quinto país do mundo com maior número de mortes de jornalistas impunes.

FV // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.