Ucrânia: Cantora e activista Rouslana apela à "ajuda" dos EUA

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 01 mai (Lusa) -- A cantora e ativista ucraniana Rouslana, vencedora do Festival da Eurovisão da Canção em 2004, apelou na quarta-feira à "ajuda" dos Estados Unidos e à "coragem" do Presidente Barack Obama para pôr fim às ações russas no seu país.

Distinguida pela sua ação durante um jantar de gala do Conselho do Atlântico, um círculo de reflexão de Washington, a cantora lançou um forte apelo pelo seu país perante cerca de 800 pessoas, constatou a AFP.

"Cidadãos do mundo, eu apelo à ajuda (...) Putin é um desafio para todos nós", disse com os ombros cobertos com uma bandeira ucraniana, perante figuras como o secretário da Defesa norte-americano, Chuck Hagel, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, o comandante militar da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte), general Philip Breedlove, ou a primeira-ministra lituana, Laimdota Straujuma.

"Este é o meu apelo à América: Senhor Presidente Obama, as palavras não podem parar os tanques de guerra. A guerra só pode ser terminada com uma ação resoluta. Seja um líder, acabe com a guerra, ajude a Ucrânia a manter a sua liberdade", disse.

"Este não é um problema de sanções ou de armas, este é um problema de coragem. América, seja forte", acrescentou, afirmando que "a Europa e o resto do mundo seguirão os Estados Unidos".

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.