Lar de idosos de Vilar de Maçada em Alijó com 30 casos positivos de Covid-19

| Norte
Porto Canal com Lusa

O lar de idosos do Centro Social, Recreativo e Cultural de Vilar de Maçada, Alijó, tem 30 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 24 são utentes e seis são colaboradores, disse hoje fonte da instituição.

Atualizado 19-11-2020 21:28

Igor Nóbrega, elemento daquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), referiu que o primeiro caso positivo foi detetado no dia 10 entre os utentes da estrutura residencial para idosos (ERPI).

A instituição tem 24 utentes positivos, num total de 60 idosos que ali residem, e seis colaboradores, entre os 60 que trabalham na IPSS.

Para além do edifício da ERPI, a instituição possui ainda 10 casas individuais espalhadas pela propriedade e, segundo Igor Nóbrega, os idosos positivos são os que residem nessas moradias e têm uma vida mais autónoma.

É também nessas casas que estão a cumprir o isolamento.

De acordo com o responsável, os utentes encontram-se bem, a maior deles assintomáticos, sendo que apenas um necessitou de recorrer ao hospital por ser um doente com outras patologias crónicas.

Os funcionários estão a trabalhar em espelho, a IPSS suspendeu as visitas à ERPI, fechou o centro de dia e mantém em funcionamento o serviço de apoio domiciliário.

O concelho de Alijó contabiliza hoje 58 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, 212 desde o início da pandemia, e integra o grupo de 191 municípios com risco elevado de transmissão do vírus e que estão sujeitos a medidas mais restritivas.

A câmara acionou no dia 21 de outubro o Plano Municipal de Emergência e reativou o gabinete de crise, depois de ter sido detetado um surto no lar de idosos da Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro, que depois se alastrou à comunidade.

Hoje, em comunicado, a câmara anunciou já ter em marcha o rastreio, através de testes rápidos por zaragatoa, à comunidade escolar, que vai abranger cerca de 1.100 alunos, professores e funcionários do agrupamento de escolas e ainda os colaboradores do município afetos à área da educação.

"No contexto da situação epidemiológica atual, a câmara de Alijó considera da maior importância avançar com a despistagem da comunidade escolar, tendo como objetivo detetar precocemente eventuais focos de contágio e a aplicação célere das medidas mais adequadas ao combate à covid-19", referiu o município em comunicado.

O rastreio irá prolongar-se até ao fim desta semana.

Posteriormente, segundo a autarquia, a realização de testes rápidos irá estender-se aos colaboradores das IPSS, militares da GNR e bombeiros voluntários do concelho.

Portugal contabiliza pelo menos 3.632 mortos associados à covid-19 em 236.015 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.