Covid-19: Centro Hospitalar de Leiria quase no limite de camas para internamento

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 18 nov 2020 (Lusa) -- O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) está quase a atingir o limite de camas para internamento de doentes com covid-19, segundo uma informação enviada à agência Lusa.

"O CHL tem atualmente afetas 84 camas para tratamento de doentes covid-19: 10 nos cuidados intensivos, 20 camas nos cuidados intermédios e 54 em enfermaria", refere uma resposta escrita enviada à Lusa na noite de terça-feira.

Segundo a mesma resposta, "neste momento, o CHL tem 78 camas ocupadas, das quais oito em UCI [Unidade de Cuidados Intensivos]".

O CHL adianta que "não é possível, neste momento", fazer a previsão "com um mínimo de rigor" de quando será atingido o limite de camas ocupadas, "pois depende exclusivamente da evolução pandémica a nível local, regional e nacional".

"Quando e se isso acontecer, o CHL ativará a fase seguinte do seu plano de contingência, que permitirá alargar a área de tratamento de doentes covid-19", acrescenta a instituição.

O CHL integra os hospitais de Leiria, Pombal e Alcobaça.

Segundo o seu 'site', o CHL tem como "área de influência a correspondente aos concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós, Nazaré, Pombal, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Ansião, Alvaiázere, Ourém e parte dos concelhos de Alcobaça e Soure, servindo uma população de cerca de 400.000 habitantes".

Em 01 de novembro, o CHL anunciou a suspensão, com algumas exceções, da entrada de acompanhantes, visitas e cuidadores até dia 14, justificando a decisão com o contexto da pandemia de covid-19.

A decisão foi divulgada no mesmo dia em que foi noticiado que um surto de covid-19 no Serviço de Medicina II do Hospital de Santo André, em Leiria, tinha infetado 15 profissionais de saúde e 12 utentes.

Na sexta-feira, o CHL anunciou que a suspensão se prolongava até dia 14 de dezembro, "devido ao atual contexto de crescimento epidemiológico".

Dados de hoje do CHL indicam que o surto de covid-19 infetou 23 utentes, dos quais nove vieram a morrer, registando-se duas altas hospitalares, disse à Lusa fonte oficial da instituição.

Quanto aos profissionais de saúde, são também 23 os infetados, sendo que 10 já recuperaram da doença, adiantou a mesma fonte.

Portugal contabiliza pelo menos 3.553 mortos associados à covid-19 em 230.124 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde.

SR (EYC) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.