Banco condenado por "phishing" em conta de cliente

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 20 jun (Lusa) - O Tribunal da Relação de Guimarães condenou um banco a indemnizar um cliente que terá sido alvo de "phishing", uma burla informática através da qual foram indevidamente levantados da sua conta 13 mil euros.

O banco foi condenado a restituir aqueles 13 mil euros e a indemnizar o cliente em mais 20 mil euros, pelos prejuízos e danos morais sofridos com aquela situação.

O cliente, uma empresa de importação, exportação e representação de produtos nacionais e internacionais, em especial produtos de limpeza industrial e mobiliário, com sede em Braga, tinha firmado com o banco em questão, em julho de 2004, um contrato de homebanking, para poder realizar toda uma série de operações pela internet.

Para a celebração desse contrato pesaram as "garantias de segurança" dadas pelo banco.

Tudo correu bem até meados de 2008, ocasião em que a cliente constatou que tinham sido retirados indevidamente 13 mil euros da conta da empresa.

Segundo o tribunal, "tudo parece indicar que a cliente terá acedido a uma página web falsa a imitar" a página do banco, "onde terá introduzido dados necessários de acesso à conta bancária".

O tribunal sublinha que as páginas web falsas construídas com o propósito de se apropriarem de dados de acesso a contas bancárias "são, muitas vezes, exatamente iguais às páginas do banco e identificadas como ligações seguras".

"Até pessoas com conhecimentos técnicos avançados podem ser ludibriadas. Em termos de aspeto, as páginas falsas são altamente credíveis", enfatiza o acórdão.

Para o tribunal, a segurança anunciada pelo banco "ficou seriamente comprometida com a falsa página criada por um terceiro, que iludiu a representante da autora [empresa] e a levou a divulgar dados confidenciais, contra a sua vontade".

O tribunal acrescenta que, da factualidade apurada, não é possível concluir que a divulgação daqueles dados "tenha resultado de uma conduta imprudente, descuidada ou negligente e que essa imprudência tenha, efetivamente, possibilitado a operação bancária efetuada por terceiros".

"Pelo contrário, apesar dos anúncios previamente efetuados, foi a ré quem não logrou desenvolver todas as ações que se impunham em ordem a garantir a segurança do depósito bancário da autora", acrescenta.

Diz ainda que cabia ao banco provar que o acesso de terceiros, em via eletrónica, à conta do cliente não se ficou a dever a qualquer vulnerabilidade do sistema de segurança implementado pelo banco, relativamente à movimentação online dos clientes aderentes ao serviço, mas aquela prova não foi conseguida.

O banco alegou que não tinha responsabilidade no caso, uma vez que o "phishing" ocorreu no computador do cliente e não em qualquer sistema informático seu ou por si dominado.

Na altura do levantamento indevido dos 13 mil euros, a empresa tinha emitido um cheque que ficou sem cobertura, passando a figurar na "lista negra" do Banco de Portugal e perdendo um "importante" cliente".

Pelos prejuízos e danos morais decorrentes desta situação, nomeadamente em termos de bom-nome, o tribunal condenou o banco ao pagamento de uma indemnização de 20 mil euros ao cliente.

VCP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.