Covid-19: Maia prepara estrutura de retaguarda com 45 camas em unidade hoteleira 

Covid-19: Maia prepara estrutura de retaguarda com 45 camas em unidade hoteleira 
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara da Maia anunciou hoje a criação de uma estrutura de retaguarda com 45 camas para acolher pessoas infetadas ou em isolamento profilático, medida que faz parte de um pacote de 12 ações dedicadas ao combate à covid-19.

Esta estrutura de retaguarda será instalada numa unidade hoteleira da Maia, no distrito do Porto, e será “de âmbito municipal ou outro”, conforme se lê no comunicado enviado à agência Lusa.

“[Servirá] para eventual necessidade de alojamento de pessoas em isolamento profilático ou em situação de infeção confirmada da doença covid-19 que, face à avaliação clínica, não determine a necessidade de internamento hospitalar”, descreve a autarquia da Maia.

O local não foi revelado e a reserva das 45 camas inclui refeições.

Esta é uma das 12 medidas de combate à pandemia que foram aprovadas em reunião de câmara, na segunda-feira, e que, no total, totalizam um investimento a rondar os 640 mil euros.

“As 12 medidas são tomadas em articulação com a Administração Regional do Norte (ARS-N), o ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] Maia/Valongo, a Saúde Pública Local e o Instituto de Segurança Social, na sequência do agravamento da situação epidémica”, refere a câmara da Maia.

Já a desativada Escola do Príncipe da Beira, localizada em Gueifães, vai acolher uma Área dedicada aos Doentes Respiratórios (ADR), medida resultante de um acordo com a ARS-N.

A autarquia liderada por António Silva Tiago também anunciou que será “prestado o apoio logístico com meios humanos e técnicos para o alargamento temporário da Unidade de Saúde Pública da Cidade da Maia”.

“Dos três centros de testes rápidos de antigénios para o SARS-CoV-2, que em 15 minutos permite saber se estão ou não infetados com o novo coronavírus, um destina-se à população em geral e resulta de um protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa, e dois ficam à disposição das empresas”, descreve também a autarquia.

Já a Linha Verde Institucional covid-19 será alargada aos sete dias da semana e será instalada uma central de atendimento gratuita para utentes das Unidades de Saúde Familiar do concelho.

Soma-se a disponibilização de técnicos superiores para auxílio nos rastreios epidemiológicos, bem como viaturas e técnicos para reforço das equipas de intervenção rápida.

“O município vai ainda promover campanhas de sensibilização sobre boas práticas de saúde pública destinadas a todos os cidadãos”, concluiu a autarquia.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.319.561 mortos resultantes de mais de 54,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.472 pessoas dos 225.672 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.