Covid-19: Fundação Sophia de Coimbra tem 22 infetados

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 16 nov 2020 (Lusa) - A Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Fundação Sophia, em Coimbra, regista um surto de covid-19 com 22 casos, quase todos assintomáticos e apenas dois com sintomas ligeiros, disse hoje à agência Lusa o diretor da estrutura, Costa Fernandes.

Segundo o responsável, 12 dos infetados são utentes e 10 são trabalhadores da instituição, num universo de 23 doentes daquela unidade, que tem capacidade para 25 utentes.

"No lar de idosos, que tem pessoas muito idosas, não se registam, até ao momento, casos de infeção", salientou Costa Fernandes, adiantando que a unidade residencial está ocupada com 59 pessoas.

O diretor da Fundação Sophia adiantou que os utentes estão em "absoluto isolamento nos seus quartos", num dos setores da Unidade de Cuidados Continuados Integrados, que será desinfetado pelos Serviços Municipais de Proteção Civil de Coimbra na quinta-feira.

Por seu turno, os trabalhadores sinalizados mantêm-se em regime de isolamento domiciliário.

Costa Fernandes adiantou ainda que hoje também se realizaram testes a utentes, que vão continuar terça e quarta-feira, envolvendo também os trabalhadores da instituição.

"Esta situação é bastante frustrante para nós, que ativámos o Plano de Contingência e até agora tínhamos estado numa situação segura", desabafou o diretor da Fundação Sophia, salientando que a instituição possuía dois postos de triagem separados.

No entanto, acrescentou, "não foi possível evitar esta situação, apesar de todo este esforço".

Portugal contabiliza pelo menos 3.472 mortos associados à covid-19 em 225.672 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.