Covid-19: Centro Escolar de Ourique reabre após testes negativos

| País
Porto Canal com Lusa

Ourique, Beja, 16 nov 2020 (Lusa) - O Centro Escolar de Ourique reabriu hoje depois de os testes ao vírus da covid-19 feitos à comunidade escolar, na sequência da deteção da infeção numa funcionária, terem dado resultado negativo, disse à Lusa o presidente do município.

"Todos os testes feitos a alunos, professores e funcionários deram negativo" e o centro escolar, que tinha fechado há uma semana, reabriu hoje, mas "com condicionantes, devido ao número significativo de funcionários e professores que estão a cumprir quarentena", indicou Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, no distrito de Beja.

Apesar de ter sido "possível reunir os recursos necessários" para a reabertura hoje, o centro escolar vai funcionar só entre as 09:00 e as 15:00 e sem atividades de enriquecimento curricular até ao regresso dos funcionários e professores que estão em quarentena, precisou o autarca, referindo que também uma das turmas do 1.º ciclo do ensino básico está a cumprir quarentena.

Segundo a Câmara de Ourique, o centro escolar, que tem jardim-de-infância e 1.º ciclo do ensino básico, tinha fechado no dia 09 deste mês por determinação da autoridade de saúde pública e depois de ter sido detetada, no dia anterior, a infeção pelo vírus da covid-19 numa funcionária que "desempenha funções em contacto com parte significativa do universo escolar".

A autoridade de saúde pública determinou o fecho do cento escolar "com a indicação de que a comunidade educativa seria sujeita a testes de despistagem para a avaliação da situação e adoção de medidas".

No entanto, como, no dia 09 deste mês, a autoridade de saúde pública não fez os testes que "tinham ficado subjacentes" ao fecho "preventivo" do centro escolar, "surgiram informações difusas sobre a não eventual realização da operação de despistagem e a intenção de reabrir a escola sem iniciativas complementares".

Por isso, no dia 10, o município considerou inaceitável a autoridade de saúde pública não ter feito testes e anunciou ter contratado a realização de testes ao Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC - Algarve Biomedical Center).

Segundo Marcelo Guerreiro, alguns dos testes acabaram por ser contratados pelo município e feitos pelo ABC e outros realizados pela autoridade de saúde pública.

Também está infetado com o vírus da covid-19 o filho da funcionária do centro escolar e que é aluno de uma turma do 10.º ano da Escola dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Secundária de Ourique.

Por isso, a autoridade de saúde pública colocou em "quarentena preventiva" a turma da escola a que pertence o filho da funcionária, disse o autarca.

Marcelo Guerreiro explicou que os dois casos de infeção foram detetados "na sequência de um episódio hospitalar" ocorrido na noite de dia 07 deste mês.

"A funcionária levou o filho ao hospital de Beja e, por isso, foram os dois testados na unidade", tendo sido divulgado no dia 08 deste mês domingo que "tiveram resultado positivo" para o vírus que provoca a covid-19, relatou o autarca.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.319.561 mortos resultantes de mais de 54,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o mais recente balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.381 pessoas dos 217.301 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LL (RRL) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.