Covid-19: Fundação de Miranda do Corvo regista 39 casos, nove estão hospitalizados

| País
Porto Canal com Lusa

Miranda do Corvo, Coimbra, 16 nov (Lusa) - A Fundação Assistência para o Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP) de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, contabiliza 39 pessoas infetadas com a covid-19, disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição.

Segundo Jaime Ramos, à data de hoje, a instituição regista 30 utentes infetados da Unidade de Cuidados Continuados, dos quais nove estão hospitalizados, mais nove funcionários, que apresentam sintomas ligeiros, na sequência de 120 testes realizados na sexta-feira.

"Os utentes hospitalizados são idosos de idade avançada e com múltiplas comorbilidades, alguns em cuidados paliativos", adiantou o presidente da Fundação ADFP, referindo que, de entre os utentes infetados, 14 são do concelho de Miranda do Corvo.

O dirigente adiantou à agência Lusa que hoje teve início um processo de testagem aos funcionários da instituição da área do Centro Social Comunitário, que deverá abranger cerca de 300 pessoas.

"Os resultados começam a ser conhecidos na terça-feira e é muito provável que existam casos positivos, o que vai obrigar a estender os testes a mais utentes", referiu Jaime Ramos.

O presidente da Fundação ADFP adiantou que, na Unidade de Cuidados Continuados - onde um teste de uma auxiliar teve resultado inconclusivo, foi criada uma ala para infetados pela covid-19, numa ação que contou com a intervenção de duas equipas dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo.

Portugal contabiliza pelo menos 3.381 mortos associados à covid-19 em 217.301 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de novembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado e municípios vizinhos.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).