Três ex-administradores da Gebalis condenados por peculato com pena suspensa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 abr (Lusa) - Um ex-presidente e dois ex-administradores da empresa municipal de Lisboa Gebalis foram hoje condenados a penas suspensas, entre os três anos e os três anos e meio, por peculato, tendo o tribunal absolvido os arguidos de administração danosa.

Para o coletivo de juízes da 5.ª Vara Criminal de Lisboa ficou provado que Francisco Ribeiro, ex-presidente da empresa de gestão dos bairros municipais de Lisboa, e Mário Peças e Clara Costa, ex-administradores, realizaram despesas com os cartões da crédito da Gebalis "em proveito próprio ou de terceiros".

O tribunal considerou que os arguidos utilizaram indevidamente cerca de 70 mil euros da Gebalis em refeições, viagens e na compra de livros e prendas, "em benefício próprio e não na prossecução dos objetivos e dos interesses da empresa". As penas foram suspensas na sua execução, na condição de que os arguidos devolvam o valor gasto indevidamente.

Francisco Ribeiro, Mário Peças e Clara Costa estavam acusados de, entre 2006 e 2007, terem gastado cerca de 200 mil euros com os cartões de crédito atribuídos pela empresa na aquisição de objetos de usufruto pessoal - como bens de luxo, DVD, CD e livros -, refeições, prendas e viagens.

JYS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados