Suspeito de matar Alexandra Neno e Diogo Ferreira julgado em Setembro

| País
Porto Canal / Agências

Loures, 30 abr (Lusa) - O suspeito de matar Alexandra Neno, em Loures, e Diogo Ferreira, em Oeiras, em 2008, começa a ser julgado a 17 de setembro, avançou hoje à agência Lusa fonte judicial.

O início do julgamento de Paulo Jorge Almeida, hoje com 36 anos, está agendado para as 09:00 na 1.ª Vara Mista do Tribunal de Loures. O arguido entregou-se voluntariamente às autoridades em novembro de 2013 para confessar os crimes, estando em prisão preventiva desde esse mês.

O homem, além de estar acusado da morte das duas vítimas, vai responder por tentativa de homicídio, por disparar sobre um automobilista na zona das Amoreiras, em Lisboa.

O arguido é suspeito de matar Alexandra Neno no estacionamento junto ao condomínio onde esta vivia, na urbanização Real Forte, em Sacavém, concelho de Loures, no dia 29 de fevereiro de 2008. Será também o presumível autor da morte de Diogo Ferreira, no parque de estacionamento de um centro comercial de Oeiras, no dia seguinte, 01 de março.

O homem está acusado de três homicídios qualificados, um na forma tentada, de um crime de roubo e outro de furto, ambos tentados, e de um crime de detenção de arma proibida.

O despacho de acusação do Ministério Público (MP), a que a Lusa teve acesso, descreve que o arguido, a 29 de fevereiro de 2008, saiu da sua residência, na zona da Bobadela, Loures, na posse de uma pistola de 6.35 milímetros.

"Fê-lo com a intenção de, caso avistasse alguém que tivesse consigo algum objeto que lhe parecesse de valor e com o qual lhe interessasse ficar, deste se apoderar, se necessário fosse, com recurso à utilização da dita pistola", sublinha a acusação, referindo que a hipótese de usar a arma lhe "provocava um sentimento de excitação e expectativa".

O suspeito chegou à Urbanização Real Forte, em Sacavém, pouco antes das 19:30 desse dia, tendo Alexandra Neno chegado ao local cerca de 15 minutos depois. Para não perder a cobertura de rede, a vítima ficou a falar com uma amiga ao telemóvel à entrada da garagem do edifício onde vivia, sentada na viatura.

O MP explica que o arguido abordou e apontou a arma na direção de Alexandra Neno, ordenando que lhe desse o telemóvel. A ofendida começou a buzinar e a gritar por socorro e, no momento em que colocou a perna fora da viatura, o suspeito disparou.

Segundo a acusação, após cometer o crime, o arguido foi para a sua casa, onde "formulou diversos pensamentos de vingança relativamente ao seu superior hierárquico, que o havia denunciado perante a chefia da empresa em que trabalhava, por ter sido encontrado a dormir na hora de serviço, o que motivou que o mesmo sofresse uma advertência".

Munido com a mesma pistola, Paulo Jorge Almeida dirigiu-se na mesma noite para o estacionamento coberto do centro comercial Oeiras Parque, local onde sabia que ia encontrar o seu superior, e onde chegou por volta das 23:30.

Já na madrugada de 01 de março, cerca das 00:30, quando o arguido tentava abrir uma das portas da viatura do seu superior hierárquico com uma chave de fendas, "a fim de subtrair objetos de valor inferior a 100 euros", Diogo Ferreira (que trabalhava numa loja da grande superfície) e um amigo deslocaram-se para aquela zona.

O MP frisa que o arguido, a fim de impedir que fosse identificado e intercetado, se escondeu atrás de um pilar e "decidiu pôr termo à vida" de Diogo Ferreira, colocando-se de seguida em fuga.

Ainda nessa madrugada e quando circulava na zona das Amoreiras, em Lisboa, Paulo Jorge Almeida efetuou um disparo na direção de um condutor que realizou uma manobra de trânsito que "agastou" o arguido, mas sem o atingir, sustenta a acusação.

JYS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".