Candidaturas para recuperar danos dos temporais ultrapassam verba adicional disponível

| País
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 30 abr (Lusa) - A linha de financiamento comunitário adicional de 17 milhões de euros para obras de recuperação dos estragos do inverno no litoral não é suficiente para todas as candidaturas já recebidas, disse hoje o secretário de Estado do Ambiente.

De acordo com Paulo Lemos, as candidaturas apresentadas pelas autarquias para intervenções de emergência em toda a costa nacional estão a ser analisadas e a escolha das obras que vão avançar será anunciada "no início de maio".

"A verba disponível não é suficiente para as candidaturas que foram apresentadas, pelo que temos de priorizar as ações que são efetivamente urgentes e que derivam das ocorrências do início do ano [mau tempo]", explicou o governante, em Viana do Castelo.

Em causa está uma linha de financiamento adicional, de 17 milhões de euros, lançada pelo ministério do Ambiente a 25 de fevereiro, ao abrigo do Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) e à qual as várias autarquias podiam concorrer. Envolve apenas ações de proteção e defesa de pessoas e bens, face às consequências dos temporais do último inverno, e uma comparticipação a 100%.

As candidaturas que forem excluídas deste financiamento poderão ser apresentadas novamente ao próximo quadro comunitário de apoio (2014/2020), disse ainda o governante.

Quanto às primeiras obras das candidaturas entretanto aprovadas podem avançar "em maio", tendo em conta que as autarquias já estavam em condições de lançar, antes da decisão final, os respetivos concursos, disse ainda Paulo Lemos.

O secretário de Estado do Ambiente falava em Viana do Castelo à margem da assinatura dos contratos de financiamento da sociedade Polis Litoral Norte para a realização de cerca de dez intervenções naquele território, financiadas também por fundos comunitários.

Esses contratos visam nomeadamente a reabilitação e valorização de praias nos concelhos de Esposende, Viana do Castelo e Caminha, por 3,7 milhões de euros.

Envolvem ainda intervenções na área do Parque Natural do Litoral Norte, avaliadas em 800 mil euros.

PVJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.