Covid-19:Madeira regista quatro novos casos e estuda 113 contactos com infetados

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 12 nov 2020 (Lusa) -- A autoridade regional de Saúde da Madeira informou terem sido hoje confirmados quatro novos casos de covid-19 na região e um total de 199 doentes ativos, estando em análise outras 113 situações de contactos com pessoas infetadas.

No boletim epidemiológico diário distribuído pelo Instituto de Administração de Saúde (IASAÚDE) pode ler-se que "hoje há quatro novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 573 casos confirmados de covid-19 no território regional" desde o início da pandemia.

No mesmo documento, salienta que, destes quatro novos casos, três são importados (dois provenientes da Polónia e um do Reino Unido) e um é de transmissão local, associado a um caso positivo recentemente identificado.

"São 199 os casos ativos" hoje neste arquipélago, informa a autoridade regional, dos quais 133 são situações importadas que foram "identificadas no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira" e 66 de transmissão local.

Também indica que 115 desses cidadãos são não-residentes e 84 são residentes nesta região.

Ainda sobre os casos ativos, o IASAÚDE destaca que "67 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira, 127 estão em alojamento próprio" e outras três pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 montada no Hospital do Funchal.

Além destes casos, acrescenta existirem "outras 113 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24", estando em curso as respetivas investigações epidemiológicas.

O IASAÚDE refere que, no que diz respeito ao processo de vigilância ativa de contactos de casos positivos, estão a ser acompanhadas 612 pessoas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região.

"No que respeita a vigilância de viajantes, 10.426 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe", complementa.

O instituto madeirense enfatiza que hoje "há mais 17 casos recuperados a reportar", atingindo a região os 372 doentes curados.

A Madeira mantém o registo de duas mortes associadas à covid-19, uma mulher de 94 anos e um homem de 97, recorda.

Em matéria de testes de despiste efetuados, aquele instituto enuncia que, na operação de rastreio no portos e aeroportos da Madeira, foram realizadas 104.965 colheitas até às 17:30 de hoje.

Quanto às amostras processadas no laboratório do Serviço Regional de Saúde (SESARAM), a autoridade regional indica que totalizam hoje 163.010.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.285.160 mortos em mais de 52,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.181 pessoas dos 198.011 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

AMB // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.