Economia dos Estados Unidos estagna no 1.º trimestre e dececiona os analistas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 30 abr (Lusa) -- A economia norte-americana estagnou no primeiro trimestre devido a um inverno rigoroso, o que dececionou os analistas, até porque a Reserva Federal se prepara para reduzir o apoio à economia, indicou hoje o Departamento do Comércio do país.

A primeira estimativa deste organismo oficial, hoje divulgada, indica que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 0,1% entre janeiro e março deste ano.

Os analistas previam que o crescimento do PIB norte-americano registasse um crescimento de 1%, após uma expansão de 2,6% no quarto trimestre de 2013 e de uma subida de 4,1% no terceiro trimestre do ano passado.

No quarto trimestre deste ano, as despesas dos consumidores que subiram 3%, contra 3,3% no quarto trimestre de 2013, tendo dado o maior contributo para o crescimento do PIB, enquanto o investimento das empresas caiu 2,1%, depois de ter crescido 5,7% no último trimestre do ano passado.

As exportações, por sua vez, caíram para 7,6%, após um aumento de 9,5% no quarto trimestre do ano passado, o que constituiu a maior queda desde o primeiro trimestre de 2009.

Segundo a maioria dos analistas, o Comité de Política Monetária da Reserva Federal (Fed) vai anunciar hoje no final do dia, uma possível redução nas medidas de compra de ativos para 10 mil milhões de dólares por mês (7,2 mil milhões de euros), contra os 45 mil milhões de dólares anteriores.

Os investidores estão, atualmente, "muito atentos" à decisão do Comité Monetário sobre o estado da maior economia do mundo.

JS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.