Dois utentes morreram e infetados com Covid-19 sobem para 52 em lar de Mirandela

Dois utentes morreram e infetados com Covid-19 sobem para 52 em lar de Mirandela
| Norte
Porto Canal com Lusa

Dois utentes morreram e subiu para 52 o número de infeções por covid-19 no "Hospitel" de Mirandela, após o registo de 29 novos casos positivos para o novo coronavírus, disse à Lusa o provedor da Misericórdia.

"Temos registar mais 29 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, sendo que 19 são utentes e 10 funcionários", concretizou à Lusa Adérito Gomes, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, que tutela aquela estrutura para idosos criada para reunir os conceitos de hospital e hotel

Segundo o responsável, morreram dois utentes que estavam internados no Hospital de Mirandela, no distrito de Bragança, e que tinham associadas várias patologias.

O provedor da Meritória de Mirandela disse que depois de rastreados todos os 80 utentes e cerca de 40 funcionários, inicialmente testaram positivo 23 pessoas (19 utentes e quatro funcionários).

De acordo com o provedor, os utentes mantêm-se nas instalações, tendo sido criado um circuito covid, com a transferência dos positivos para o piso térreo do edifício.

"Mesmo os utentes negativos estão separados por alas distintas", vincou o responsável.

O provedor indicou que a instituição tem o apoio de uma equipa de intervenção rápida constituída por três auxiliares e um enfermeiro.

No "Hospitel" tutelado pela Santa Casa da Misericórdia de Mirandela funciona atualmente o lar de idosos "O Bom Samaritano" e uma Unidade de Apoio Integrado com capacidade para 15 utentes, segundo a instituição.

A Misericórdia de Mirandela tem várias respostas sociais a funcionar, nomeadamente cinco lares de idosos, Unidade de Cuidados Continuados, centro de acolhimento, apoio domiciliário e creches e infantários.

O provedor indicou à Lusa que esta instituição tem mais de mil utentes e 330 funcionários.

O provedor adiantou ainda estar prevista para quinta-feira a reabertura da unidade de pré-escolar "Arco-íris".

A creche reabre na segunda-feira, após deteção de sete casos positivos em cinco funcionários e três alunos.

"Todas a crianças que frequentam estas unidades estão a ser testadas. Antes da reabertura do pré-escolar também as funcionárias serão de novo testadas", disse Adérito Gomes.

O concelho de Mirandela tem 77 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, se acordo com o mais recente boletim epidemiológico emitido pela Unidade Local de Saúde de Bragança.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.