Infecções menores podem voltar a matar devido a resistência a antibióticos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Genebra, Suíça, 30 abr (Lusa) -- Infeções consideradas atualmente como menores podem voltar a matar se nada for feito com urgência a nível global para lutar contra a resistência aos antibióticos, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No primeiro relatório sobre a resistência aos antibióticos a nível mundial, a OMS afirma que "esta grave ameaça já não é uma previsão, mas uma realidade em cada uma das regiões do mundo e todos, independentemente da idade e do país, podem ser afetados".

Considerados pela OMS como um dos pilares da saúde, os antibióticos permitem-nos viver mais tempo e com melhor saúde, mas a sua utilização incorreta tornou-os praticamente ineficazes em algumas décadas.

"A não ser que os numerosos atores envolvidos ajam urgentemente, de modo coordenado, o mundo caminha para uma era pós-antibióticos, onde infeções comuns e feridas menores que têm sido tratadas há décadas podem voltar a matar", advertiu Keiji Fukuda, sub-diretor-geral da OMS para a segurança sanitária.

"Se não tomarmos medidas significativas para evitar as infeções, mas também para alterar o modo como produzimos, receitamos e utilizamos os antibióticos, vamos perder pouco a pouco esses benefícios para a saúde pública mundial e as consequências serão devastadoras", afirmou.

O relatório, com dados de 114 países, indica que existe resistência a numerosos agentes infeciosos, mas centra-se na resistência aos antibióticos de sete bactérias responsáveis por doenças comuns como as infeções hematológicas (septicemia), diarreias, pneumonias, infeções das vias urinárias e gonorreia.

A OMS, que classifica os resultados de "muito preocupantes", considera como uma das principais causas da resistência a incorreta utilização dos antibióticos: nos países pobres as doses administradas são demasiado fracas e nos países ricos a utilização é excessiva.

A organização critica também a falta de vigilância do uso dos antibióticos nos animais destinados ao consumo humano.

O estabelecimento de sistemas de vigilância do fenómeno, a prevenção das infeções e a criação de novos antibióticos são as recomendações feitas pela OMS.

PAL // APN

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.