Universidade de Vila Real investiga efeitos do exercício sobre o envelhecimento

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 30 abr (Lusa) -- Investigadores do gabinete de Gerontologia, da Universidade de Vila Real, estão a estudar os efeitos do exercício físico no atraso do processo do envelhecimento e na redução de danos de DNA, causadores de cancro e outras doenças degenerativas.

Alguns destes estudos vão ser apresentados entre quinta-feira e sábado, no decorrer do Congresso de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, evento que assinala os 25 anos do curso de Desporto na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Entre os vários projetos em curso, está o programa "40 +", financiado em 90 mil euros pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que começou em 2012 e termina em 2015.

A professora Paula Mota explicou hoje à agência Lusa que o estudo incide sobre uma amostra de 150 pessoas, homens e mulheres de várias profissões, com idades que vão dos 40 anos aos 83 anos.

Depois de uma avaliação funcional inicial, está a ser aplicado a estes indivíduos um programa de treino de força e de resistência e, no final de 16 semanas, far-se-á uma nova avaliação.

"Já temos alguns resultados que demonstram que o exercício em todas as idades tem um efeito muito significativo no aumento da capacidade antioxidante, que é antienvelhecimento, e reduz significativamente os danos de DNA, que são muitas vezes causas de cancro e de outros tipos de doenças degenerativas", salientou.

Para Paula Mota, "excelente" era conseguir demonstrar ainda que o "exercício aumenta também a capacidade de reparação do DNA".

O DNA (ADN em português) vai sofrendo alterações com a idade, às quais, segundo a investigadora, tem sido atribuído um papel importante em termos de surgimento de várias doenças associadas ao envelhecimento, quer a diabetes, hipertensão, arteriosclerose ou o cancro.

Segundo a responsável, os efeitos do exercício físico na capacidade de regeneração de DNA ainda são praticamente desconhecidos e, por isso, realçou também a importância desta investigação.

Paula Mota está ainda envolvida num outro estudo, que está a ser feito com doentes com Alzheimer, que estão em lares da zona de Fafe.

A estes doentes está a ser aplicado um programa de exercício e estudadas vários parâmetros, quer a independência funcional, alterações cognitivas e stress oxidativo.

"Constatamos em todos eles, mesmo em doentes de Alzheimer, que houve uma redução dos danos por stress oxidativo e uma melhoria da capacidade cognitiva", salientou.

A responsável concluiu que o "exercício claramente melhora a funcionalidade geral", o que, na sua opinião, "implica que haja menor risco de quedas e uma maior resistência".

A sessão de abertura do congresso, na quinta-feira, conta com as presenças do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Augusto Baganha.

Durante três dias, especialistas nacionais e internacionais vão apresentar, discutir e trocar ideias no domínio do treino, da pedagogia, da psicomotricidade, do exercício e saúde.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.