Portaria ministerial "evidencia" privatização do hospital de Cantanhede - PS

| País
Porto Canal / Agências

Cantanhede, 30 abr (Lusa) - O PS de Cantanhede alegou hoje que a recente portaria publicada pelo ministério da Saúde sobre a classificação de unidades hospitalares evidencia a futura privatização do hospital Arcebispo João Crisóstomo, que não consta da lista.

Em comunicado hoje divulgado, a concelhia socialista sustenta que na zona centro do país existem três hospitais (Cantanhede, Anadia e Ovar) "que desaparecerem, desde já", da lista da citada legislação, "o que evidencia a tomada de decisão do Governo relativamente à privatização do Hospital Arcebispo João Crisóstomo".

De acordo com o PS de Cantanhede, a portaria n.º 82/2014, de 10 de abril, "constitui o mais violento ataque ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e ao direito constitucional à saúde, visando proceder ao integral desmantelamento de toda a rede hospitalar pública".

Classifica de "inadmissível" que o estabelecimento de critérios para categorizar serviços e unidades de saúde "seja remetido para uma mera portaria", acusando o Governo de ter procedido a uma "ação deliberada para fugir à discussão e até à negociação" do conteúdo da legislação agora publicada.

"O secretismo da elaboração desta medida culminou com a sua publicação em portaria para criar a política do facto consumado", frisa a concelhia do PS de Cantanhede.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).