Fitch aumenta nota de sete bancos espanhóis depois de subir a de Espanha

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 30 abr (Lusa) - A agência de notação Fitch aumentou hoje a nota de sete bancos espanhóis - BBVA, Banco Cooperativo Español, BMN, BFA, CaixaBank, La Caixa e NCG - depois de ter subido, na semana passada, a da dívida soberana de Espanha.

Em comunicado a Fitch explica que a dívida do Santander e do BBVA, até agora um nível acima da dívida soberana, tem "potencial" de melhoria "em grande parte devido à diversificação geográfica e força das filiais, muito resistentes em caso de qualquer turbulência".

Na semana passada a Fitch elevou a nota da dívida soberana de Espanha, de BBB para BBB+, graças à melhoria das perspetivas económicas e à redução do défice público.

Com esta subida de classificação, a agência de rating situa Espanha três escalões acima do nível em que deixa de aconselhar investimento (lixo), após a melhoria nas condições financeiras e a redução do risco de que o sistema bancário represente uma carga fiscal para a economia.

Acerca do processo de consolidação fiscal, a Fitch destaca o esforço realizado pelo país para diminuir o défice fiscal entre 2012 e 2013, anos de recessão económica.

ASP// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.