Paulo Portas considera novo investimento na Autoeuropa tão importante para autoestima do país como notação de agência de 'rating´

Paulo Portas considera novo investimento na Autoeuropa tão importante para autoestima do país como notação de agência de 'rating´
| Economia
Porto Canal

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, afirmou hoje que a assinatura de um novo contrato de investimento da Volkswagen na Autoeuropa, no valor de 677 milhões de euros, é "tão importante para Portugal como a notação de uma agência de 'rating´".

"Este investimento, para a economia portuguesa, para a autoestima do nosso País, é tão importante como seria a notação de uma agência de 'rating´", disse Paulo Portas na cerimónia de assinatura do contrato, que decorreu hoje na fábrica de automóveis de Palmela.

"A confiança vê-se pelos factos. Se uma empresa tão grande a nível mundial decide investir em Portugal agora, mais 677 milhões de euros e criar emprego aqui e modernizar tecnologias no nosso País (...), é porque, evidentemente, Portugal se tornou um País mais atrativo para investir. E este é o momento para pôr Portugal no GPS dos investimentos e da criação de emprego", acrescentou Paulo Portas.

Além de salientar a importância deste novo investimento da Autoeuropa, que permitirá o fabrico de novos veículos na fábrica de Palmela, o vice-primeiro-ministro elogiou também o clima de negociação permanente entre a empresa e os trabalhadores, que tem sido uma constante desde que a Autoeuropa se instalou em Palmela, em 1995.

"Aqui, na Autoeuropa, aplica-se o que de melhor tem o modelo social europeu, porque a Volkswagen tem no mundo inteiro, e em particular a Autoeuropa aqui em Portugal, uma tradição de negociação social permanente", disse.

"As empresas são do interesse do empregador e do trabalhador. O seu crescimento e a defesa dos postos de trabalho devem juntar um sentido comum de responsabilidade. A mesa de negociação é o lugar onde os interesses do empregador e os interesses do trabalhador devem ser representados para se chegar a um compromisso", sublinhou.

Para o governante, é esta relação de compromisso entre empregador e trabalhadores que "faz avançar as empresas e motiva os trabalhadores".

"Por isso quero sublinhar a forma como a Autoeuropa atravessa os tempos mais difíceis, que felizmente ficam para trás de nós, e os ventos mais favoráveis, sempre com sentido de equilíbrio de negociação social para se chegar a compromissos", acrescentou o vice-primeiro-ministro.

Para o diretor-geral da Autoeuropa, António de Melo Pires, "a concretização deste investimento vai permitir à empresa reforçar a sua capacidade de atracão de novos modelos do Grupo Volkswagen, ao mesmo tempo que a preparará para os desafios dos novos paradigmas da indústria automóvel".

"Esta nova fase de desenvolvimento industrial da Volkswagen Autoeuropa será igualmente importante para o país", frisou o responsável da Autoeuropa, acrescentando que o aumento da capacidade de produção, "não só terá um impacto muito positivo nas exportações nacionais, como também funcionará como um importante polo gerador de postos de trabalho diretos e indiretos".

A assinatura do contrato de investimento antecedeu a iniciativa conjunta da Volkswagen e da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, "Parcerias competitivas para o sucesso", que visa qualificar empresas nacionais para poderem habilitar-se a ser fornecedores da marca.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.