PIB da OCDE cai para 49,2% do PIB mundial devido a pujança de países emergentes

| Economia
Porto Canal / Agências

Paris, 30 abr (Lusa) - Os 34 países que fazem parte da OCDE totalizaram 49,2% do Produto Interno Bruto (PIB) de todo o mundo, uma percentagem inferior à de 60% que acumularam em 2005 e que resulta da pujança dos grandes países emergentes.

Segundo informou hoje a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), as economias da China, Brasil, Índia, Indonésia, Rússia e África do Sul, países que não fazem parte do denominado "clube dos países ricos", já produzem 30% da riqueza mundial.

No entanto, os Estados unidos continuam a ser a maior economia do mundo, ao produzir 17,1% da riqueza do planeta. As segundas maiores economias são a China (14,9%) e a Índia (6,4%), refere a análise da OCDE hoje divulgada.

Em contrapartida, os 21 países da União Europeia (UE) que fazem parte da OCDE totalizam um PIB que representa 17,9% do de todo o planeta, à frente dos Estados Unidos e da China.

Entre os países europeus, a Alemanha lidera, com 3,7% do total da riqueza mundial, seguida da França (2,6%), Reino Unido (2,4%), Itália (2,3%) e Espanha (1,6%).

A economia japonesa produz 4,8% do total mundial, a canadiana 1,6%, a sul-coreana 1,6%, a turca 1,5% e a australiana 1,1%.

A lista reflete também que a economia do México representa 2,1% da riqueza mundial, enquanto a do Brasil 3,1%.

Os dados divulgados pela OCDE são resultado de uma análise do Programa de Comparação Interna (ICP), que parte de dados de 2011 e harmoniza distintas variáveis económicas para eliminar, por exemplo, os efeitos das taxas de câmbio.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.