Libertado activista chinês Xu Wanping

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 30 abr (Lusa) - As autoridades chinesas libertaram Xu Wanping, um ativista chinês condenado em 2005 por "incitar a subversão contra o Estado" depois de cumprir nove anos de prisão, confirmou hoje a Organização de Direitos Humanos na China (HRIC).

Xi Wanping foi colocado em liberdade na tarde de terça-feira e terá sido levado pelas autoridades para sua casa, na cidade de Chongqing, centro do país, explicou Ye Shiwei, diretor do programa da HRIC, que saudou a decisão da justiça chinesa.

O ativista, de 51 anos, cuja defesa da democracia e dos direitos humanos já o tinha levado à prisão, por oito anos, está debilitado em termos de saúde o que terá sido a causa da sua libertação antes de cumprir a pena de 12 anos a que foi condenado, apontam diversas organizações.

Segundo a HRIC, as autoridades veem as manifestações como uma oportunidade para lançar uma campanha de repressão contra dissidentes como Xu, que já era conhecido por ter participado no movimento democrático de 1989 e por ser membro da fundação do Partido Democrático da China.

FAR // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.