5.º Fórum Internacional de Investimento e Construção de Infraestruturas em Macau pretende unir China à lusofonia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Macau, China 30 abr (Lusa) - O 5.º Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infraestruturas em Macau será "um excelente meio de ligação entre a China e os países de língua portuguesa", disse hoje a secretária-geral da Associação dos Construtores Civis Internacionais da China.

Para além de "desenvolvimento econômico" que este tipo de evento traz para Macau, a sua realização permite "uma maior ligação da China com os países de língua portuguesa", disse Yu Xiaohong.

"Contamos com a presença de vários participantes oriundos dos países de língua portuguesa", afirmou ao especificar alguns países como "Cabo Verde e Angola".

A secretária-geral explicou também que foram organizadas diversas ações entre a China e países de expressão portuguesa para que fosse possível "uma participação de sucesso".

Na sua quinta edição, o fórum estará subordinado ao tema "Interligação de infraestruturas proporciona nova dinâmica na cooperação internacional", no qual serão estudados temas como as perspetivas e o planeamento da ligação regional de infraestruturas, as propostas de solução de financiamento e os modelos de cooperação múltipla.

O evento terá lugar entre 08 e 09 de maio no Centro de Convenções e Exposições do hotel-resort Venetian, e contará com a participação de dirigentes governamentais de 28 países e mais de 1.300 representantes de instituições de todo o mundo.

O Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infraestruturas foi criado pela Associação dos Construtores Civis Internacionais da China em 2010 e tem vindo a promover encontros anuais entre governantes e empresários do setor em Pequim e Macau que atraíram a participação de mais de 4.000 ?delegados'.

FAR //JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.