Abertas mesas de voto para legislativas no Iraque

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bagdade, 30 abr (Lusa) - As assembleias de voto abriram hoje no Iraque para as primeiras eleições legislativas desde a retirada das tropas norte-americanas, com o primeiro-ministro Nuri al-Maliki a procurar um terceiro mandato, numa altura em que o país regista um aumento da violência.

A votação foi aberta pelas 07:00 (05:00 em Lisboa), sob fortes medidas de segurança, e com grandes filas junto a algumas assembleias de voto instaladas em todo o país, constatou a Efe.

Cerca de 20,5 milhões de iraquianos são chamados a votar em mais de 9.000 candidatos, que concorrem a 328 lugares do parlamento.

Mais de 90 pessoas foram mortas nas últimas 24 horas, aumentando os receios quanto a uma eventual fraca participação dos iraquianos no escrutínio.

FV // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.