Amnistia Internacional insta Tailândia a pôr fim à tortura e a penalizar maus tratos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 30 abr (Lusa) - A Amnistia Internacional (AI) instou hoje a Tailândia a tomar medidas para pôr fim à tortura "generalizada" no país e a alterar o Código Penal para tipificar estes maus tratos como delito.

"A tortura e outros maus tratos são ainda endémicos na Tailândia e o facto de não estarem reconhecidos como delitos sublinha a necessidade da atuação do Governo", disse o subdiretor para a Ásia-Pacífico da Amnistia Internacional, Rupert Abbott, em comunicado.

O pedido da organização coincide com o início hoje da revisão que o Comité contra a Tortura das Nações Unidas realiza sobre o cumprimento da Tailândia da Convenção contra a Tortura.

A AI indicou que documentou maus tratos de presos sob custódia policial e militar, e as más condições nas prisões e centros de detenção, onde refugiados e imigrantes são detidos indefinidamente e são vulneráveis à tortura.

A comissão de direitos humanos tailandesa recebeu 134 queixas de tortura entre 2007 e 2013, com 75% nas províncias do sul do país onde é mais ativa a insurgência muçulmana separatista, segundo a organização.

FV // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.