Ajudantes de Bubo Na Tchuto confessam culpa em Nova Iorque

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Iorque, 29 abr (Lusa) - Dois ajudantes do antigo chefe de estado da Armada da Guiné-Bissau, Bubo Na Tchuto, acusados de tráfico de droga nos Estados Unidos, admitiram ser culpados de tráfico num tribunal em Nova Iorque.

Tchamy Yala e Papis Djeme entregaram as suas confissões esta segunda e terça-feira, admitindo ao juiz que conspiraram para traficar cocaína da Africa Ocidental para a Guiné Bissau. A droga seria depois distribuída na Europa e nos Estados Unidos.

Em abril do ano passado, Na Tchuto, Yala, Djeme e outros dois guineenses - Manuel Mamadi Mane e Saliu Sisse - foram detidos em águas internacionais perto de Cabo Verde por uma equipa da agência de combate ao tráfico de droga norte-americana. Os cinco homens arriscam pena de prisão perpétua.

Além de Djeme e Yala, também Na Tchuto está acusado de conspiração para importar drogas para os EUA. Segundo a acusação, Na Tchuto cobrava um milhão de dólares norte-americanos por cada tonelada de cocaína da América do Sul recebida na Guiné-Bissau.

O embaixador da Guiné-Bissau para a Organização das Nações Unidas (ONU), João Soares da Gama, disse à agência Lusa no ano passado que Na Tchuto contesta que tenha sido detido em águas internacionais e que provar esse facto será uma das estratégias da defesa em julgamento.

Além da detenção do antigo militar guineense, a 04 de Abril, a justiça dos EUA manifestou também intenção de deter o actual chefe das Forças Armadas, António Indjai, que entretanto já reafirmou por mais de uma vez refutar as acusações de tráfico de droga.

A acusação está a ser conduzida pelos procuradores Aimee Hector e Glen Koppo caso será julgado pelo juíz Richard Berman.

AYS // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.