Linha de crédito para armadores de pesca irá em breve a Conselho de Ministros

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 abr (Lusa) - O projeto de diploma para a criação de uma nova linha de crédito bonificada, para apoiar os armadores de pesca e outros industriais ligados ao setor, deverá ir em breve a Conselho de Ministros, indicou hoje a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

A informação foi hoje avançada durante uma audição no Parlamento, na qual Assunção Cristas disse aos deputados que o diploma vai entrar agora em circulação junto dos outros ministérios, seguindo depois para ser aprovado em Conselho de Ministros.

A ministra, que falava na Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, adiantou que estão previstos empréstimos bonificados a 5 anos, através da banca comercial, com majoração da parte do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).

A nova medida tinha sido anunciada em fevereiro passado, numa visita à Póvoa do Varzim, em que a ministra garantiu que "estava a ser trabalhada uma linha de crédito para os armadores que também estão a ter dificuldades, até porque têm apoiado as suas tripulações".

Quanto ao novo fundo salarial para os pescadores, cujas novas regras entraram em vigor na última quinta-feira, Assunção Cristas adiantou hoje que até 22 de abril, tinham sido recebidas 844 candidaturas, das quais 811 relacionadas com o mau tempo.

IYS(JPYG)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.