Câmara do Porto quer abandonar modelo de reabilitação do Palácio de Cristal

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 20 jun (Lusa) -- A Câmara do Porto quer abandonar o modelo de reabilitação e exploração do Palácio de Cristal e incumbir uma empresa municipal de estudar e "negociar novas formas de parceria" para implementar o projeto do arquiteto Carlos Loureiro.

A proposta, a que a Lusa teve hoje acesso, vai ser apresentada pela maioria PSD/CDS na reunião camarária pública de terça-feira e prevê a "não assinatura do contrato com o agrupamento adjudicatário" formado pela AEP -- Associação Empresarial de Portugal, a Associação de Amigos do Coliseu do Porto, a Parque Expo 98, SA, e a Atlântico -- Pavilhão Multiusos de Lisboa.

A parceria público-privada para recuperar o Palácio de Cristal foi aprovada pelo executivo em julho de 2007 e em junho de 2009, mas a autarquia quer agora revogar o contrato programa celebrado com a PortoLazer, pagando-lhe o custo do projeto de reabilitação.

A cargo do arquiteto responsável pelo desenho do Pavilhão Rosa Mota, há cerca de 60 anos, o projeto de recuperação do equipamento e dos jardins do Palácio de Cristal custou 1,05 milhões de euros, que a autarquia quer pagar com a doação de três edifícios no centro histórico do Porto, entregando em numerário apenas 916 mil euros.

A proposta do vice-presidente da Câmara, Vladimiro Feliz, prevê também "formalizar, através da PortoLazer, a cessação do contrato de financiamento celebrado com o Plano Operacional de Valorização do Território POVT para a reabilitação/requalificação" do espaço.

Nos instrumentos de gestão previsional da Porto Lazer para 2013 referia-se que a requalificação estava "a ser alvo de novo estudo pelo município e [pela] Porto Lazer" e revelava-se que o conselho de administração da empresa tinha decidido "abandonar os modelos considerados até ao momento".

O objetivo, acrescentava-se, era alcançar a "ambicionada intervenção sem despender da globalidade do valor inicialmente orçamentado".

A requalificação do "Rosa Mota" perdeu em maio de 2012 os 5,8 milhões de euros de fundos comunitários aprovados, numa altura em que o projeto estava orçado em 25,7 milhões de euros.

O projeto para modernizar o espaço foi apresentado em 2009 com uma previsão de investimento de 19 milhões de euros, cabendo à Câmara 10 milhões de euros e aos privados 3 milhões.

A conclusão das obras estava prevista para o fim de 2011, mas o processo atrasou-se devido à contestação pública que levou a retirar das proximidades do lago dos jardins um dos edifícios do centro de congressos.

No início de junho, o candidato do PSD à Câmara do Porto, Luís Filipe Menezes, anunciou pretender fazer uma recuperação "minimalista" ao pavilhão Rosa Mota e criar nos espaços do Palácio de Cristal zonas de restauração e de diversão, com carrosséis.

O candidato independente à Câmara do Porto Rui Moreira anunciou, algum tempo depois, pretender "reformular" e "simplificar" o projeto idealizado pelo autarca Rui Rio para o Palácio de Cristal/pavilhão Rosa Mota, transformando-o num centro de congressos "policêntrico".

ACG(JAP) // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.