Oito infetados com Covid-19 na cadeia de Custóias em Matosinhos

Oito infetados com Covid-19 na cadeia de Custóias em Matosinhos
| Norte
Porto Canal com Lusa

Cinco guardas prisionais, dois enfermeiros e uma médica em serviço no Estabelecimento Prisional do Porto, conhecido por cadeia de Custóias e situado em Matosinhos, estão infetados com o novo coronavírus, informaram hoje os Serviços Prisionais.

De acordo com fonte oficial da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), também no Estabelecimento Prisional do Porto, especificamente numa ala exclusiva para reclusos infetados com covid-19 de todo o país, encontram-se 11 oriundos de outras cadeias.

“Releve-se que neste espaço destinado ao internamento de casos covid-19, o acesso é restrito a profissionais que se encontram equipados com todos os requisitos exigidos pela Direção Geral de Saúde”, afirma a DGRSP.

A Direção Geral sublinha que "não há qualquer surto de covid-19 ativo em nenhum estabelecimento prisional e que os reclusos positivos, genericamente provindos da sociedade (vindos da liberdade e/ou de saídas jurisdicionais) são afetos a distintos estabelecimentos prisionais”.

Na quinta-feira, fonte oficial da DGRSP disse à Lusa que dois profissionais de saúde e quatro guardas da cadeia de Custóias apresentavam teste positivo para o novo coronavírus, aguardando-se o resultado da testagem a mais 24 guardas.

A fonte distinguiu as situações, explicando que os reclusos levados para Custóias de outras cadeias para confinamento “encontram-se internados na zona especificamente destinada a estes casos”, nos Serviços Clínicos.

Portugal contabiliza hoje mais 45 mortos relacionados com a covid-19 e 2.596 novos casos confirmados de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim hoje divulgado, Portugal já contabilizou 149.443 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 2.635 óbitos.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.