Câmara de Viseu transforma Mercado 2 de Maio em praça de eventos

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 29 abr (Lusa) - O vereador da Câmara de Viseu João Paulo Gouveia disse hoje que o Mercado 2 de Maio vai ser transformado numa praça de eventos durante os próximos três meses, destacando a realização do mercado dos lavradores.

"Queremos revitalizar esta praça magnífica, que tem um potencial muito grande como praça de eventos. Para os próximos três meses, propomos uma agenda de eventos que redinamize este ex-líbris do centro histórico", sustentou.

Durante a conferência de imprensa de apresentação da programação, o vereador do município de Viseu recordou as várias alterações que o Mercado 2 de Maio sofreu nas últimas décadas, mas que nunca permitiram que voltasse a ser um ponto de frequência quotidiana.

Para tentar contrariar esta tendência, a Câmara de Viseu preparou para os meses de maio, junho e julho "um calendário de eventos a pensar em todos os públicos".

"Começaremos com a festa, já esta sexta-feira, no dia em que se completam os 135 anos da inauguração do Mercado de Maio. Aproveitamos a efeméride para assinalar a data que marcou a história da cidade, com a chegada das tropas liberais vitoriosas a Viseu, no decorrer da guerra contra os miguelistas", informou.

Em agenda está também a realização do Mercado das Trocas, um conceito jovem e atual reservado para o dia 10 de maio.

"Semanalmente, passarão por aqui eventos ou realizações, que darão ainda mais vida ao nosso centro histórico. Entre esses eventos, teremos também a experiência piloto do Mercado dos Lavradores", referiu.

O Mercado dos Lavradores decorre a 24 de maio e é uma forma de "recordar o antigo mercado, apresentando uma mostra 'gourmet' dos produtos regionais".

Também as crianças têm um lugar especial nesta agenda, estando previsto para o dia 31 de maio o Mercado de Viriato, que dará lugar a um espaço de jogos e experiências que dão destaque à mítica figura viseense.

Já o Mercado Comunitário, em que as associações e instituições do concelho promovem uma mostra do que melhor fazem pela comunidade, terá lugar a 07 de junho.

A 14 de junho, repete-se o Mercado dos Lavradores e a 28 de junho o Mercado de Viriato, enquanto que o Mercado das Velharias acontece a 17 de maio e 21 de junho.

Em julho chega ao Mercado 2 de Maio o PROVE Viseu Dão Lafões, que decorre de 03 a 06 de julho; sendo ainda local de paragem obrigatória para os Jardins Efémeros (de 11 a 20 de julho).

"Este projeto é uma experiência, que tem uma marca de parceria e de governação em rede. Em conjunto, conseguiremos desenvolver uma experiência e resultados úteis para o futuro: é uma semente positiva que dará os seus frutos", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados