Miguel Macedo enviou para MP dados sobre Departamento de Infraestruturas do MAI

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 abr (Lusa) -- O ministro da Administração Interna enviou para o Ministério Público factos "com eventual relevância criminal" relacionados com a auditoria realizada à Direção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos (DGIE), que hoje foi alvo de buscas.

"No âmbito de uma auditoria e processo de inquérito à Direcção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos - realizado pela Inspeção-Geral da Administração Interna - foi determinado, pelo ministro da Administração Interna, a remessa ao Ministério Público dos factos já apurados com eventual relevância criminal", refere um comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI).

A Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje buscas à Direção-geral de Infraestruturas e Equipamentos, organismo que gere o património, infraestruturas e equipamentos do MAI, no âmbito de uma investigação por suspeitas de corrupção e crimes afins, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

Segundo a mesma fonte, a investigação, a cargo da Direção Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e que mobilizou elementos da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, envolveu ainda buscas domiciliárias.

A investigação relaciona-se com obras efetuadas em estruturas da responsabilidade do Ministério da Administração Interna (MAI), havendo também suspeitas da prática do crime de participação económica em negócio.

A fonte escusou-se a adiantar mais pormenores, nomeadamente se já houve detenções.

No comunicado, o MAI adianta que a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai prosseguir os trabalhos no âmbito das suas competências, sublinhando que o processo se encontra em segredo de Justiça.

A Direção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos (DGIE) é uma entidade do MAI dotada de autonomia administrativa, que tem como atribuições específicas a construção e remodelação de instalações das forças de segurança e serviços do MAI, planeamento e controlo dos investimento e centralização dos procedimentos de grandes aquisições.

Em fevereiro, o então diretor da Direção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos, João Alberto Correia, demitiu-se do cargo alegando razões pessoais, mas a imprensa, na altura, avançou que estava a ser alvo de uma auditoria interna.

CMP/FC //GC.

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).