Lucro da BP cai 80% até Março penalizado pela ausência de extraordinários

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 29 abr (Lusa) -- O lucro da petrolífera britânica BP caiu 80% no primeiro trimestre, para 3.528 milhões de dólares (2.544 milhões de euros), penalizado pela ausência de resultados extraordinários, anunciou hoje a empresa.

Nos primeiros três meses de 2013 o lucro tinha sido de 16.863 milhões de dólares, impulsionado pelo encaixe de 12.500 milhões de dólares com a venda da participação de quase 20% na 'joint venture' russa TNK-BP.

De janeiro a março de 2014, o lucro ajustado das perdas e ganhos com 'stocks' foi de 3.225 milhões de dólares, acima dos 2.800 milhões de dólares do trimestre anterior, mas abaixo dos 4.215 milhões de dólares do primeiro trimestre de 2013.

O 'cash flow' operacional somou 8.200 milhões de dólares, tendo a BP anunciado que vai distribuir em junho um dividendo de 0,975 dólares por ação, 8,3% acima do valor do ano passado.

"É um começo de 2014 muito sólido. O 'cash flow' operacional foi forte no primeiro trimestre e continuamos confiantes que iremos concretizar os 10 objetivos estratégicos definidos em 2011 para 2014", afirmou o presidente executivo da BP, Bob Dudley.

PD // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.