Guitarristas de 16 nacionalidades no primeiro concurso internacional de Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 29 abr (Lusa) -- Guitarristas de 16 nacionalidades participam, entre quinta-feira e sábado, no primeiro Concurso Internacional de Guitarra de Viseu, que está integrado no sétimo Festival de Música da Primavera do concelho.

"A ideia foi tentar trazer para dentro do festival mais atividades que o pudessem enriquecer e dar-lhe uma dimensão internacional. O festival já ia tendo alguns músicos que convidávamos, mas apenas para concertos e 'masterclasses'", explicou à agência Lusa José Carlos Sousa, diretor do Conservatório Regional de Música, que organiza o concurso com a Câmara de Viseu.

O presidente da autarquia, Almeida Henriques, sublinhou a importância da internacionalização do Festival de Música da Primavera, este ano com o concurso internacional de guitarra e, em 2015, com outro de piano.

"O município elegeu a cultura como uma prioridade e será consequente nesse investimento. A atratividade de Viseu e a formação de talentos e de públicos reclamam também esse salto", frisou.

O autarca considerou "um sinal positivo" a inscrição de 23 concorrentes e a diversidade das suas origens, nomeadamente Portugal, Japão, Roménia, Espanha, Ucrânia, França, Alemanha, Chile, Coreia do Sul, Israel, México, Inglaterra, Polónia, Itália, Eslováquia e Estados Unidos da América.

José Carlos Sousa justificou a aposta este ano num concurso internacional de guitarra e, a partir do próximo ano, noutro de piano, com o facto de serem estas as disciplinas mais escolhidas pelos alunos do conservatório.

"A escola tem mais de 500 alunos, sendo que mais de cem estão a frequentar a disciplina de guitarra e mais de cem a de piano", contou.

As eliminatórias do concurso decorrem a partir das 09:30 de quinta-feira e de sexta-feira, no Museu Grão Vasco, estando a final marcada para sábado à noite, no Teatro Viriato. Todas as provas são abertas ao público.

"Na final, as pessoas poderão ver o melhor do que o concurso trouxe a Viseu. O público vai mesmo poder atribuir um prémio", acrescentou.

José Carlos Sousa frisou o "nível profissional e a qualidade excecional" dos participantes.

"São concorrentes que normalmente já fizeram os seus cursos superiores ou estão acabá-los", explicou.

O guitarrista que ficar em primeiro lugar receberá um prémio de seis mil euros e a possibilidade de participar nos concertos do Festival de Música da Primavera de 2015 e do 40.º Festival de Guitarra KasparMertz de Bratislava.

O segundo premiado receberá dois mil euros e o terceiro mil euros. O prémio do público será no valor de 500 euros.

O júri será constituído pelos músicos Danijel Cerovic e Goran Krivokapich (Montenegro), Judicaël Perroy (França), Margarita Escarpa (Espanha) e Paula Sobral, Pedro Rodrigues e José Carlos Sousa (Portugal).

"Temos portugueses a concorrer que já ganharam prémios a nível internacional e, portanto, estou esperançado que algum deles possa passar a primeira eliminatória e depois, quem sabe, chegar à final", disse José Carlos Sousa.

O Festival de Música da Primavera de Viseu, no qual se integra o Concurso Internacional de Guitarra, começou no dia 17 e termina a 11 de Maio.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".