CDU diz que problema da candidatura de Seara é orientação política

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 jun (Lusa) -- O cabeça-de-lista da CDU à Câmara de Lisboa, João Ferreira, considerou hoje que "o principal problema é a orientação política" da candidatura de Fernando Seara, hoje rejeitada pelo Tribunal da Relação de Lisboa.

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu hoje manter a decisão do Tribunal Cível de Lisboa, continuando o presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP, impedido de se candidatar ao município de Lisboa.

Contactado pela Lusa, o cabeça-de-lista da CDU à Câmara de Lisboa, João Ferreira, destacou que, "mais que a questão da legalidade, o principal problema da candidatura de Fernando Seara, do PSD e do CDS, é a sua orientação política".

O problema, continuou, é o que esta candidatura "significaria para a cidade de Lisboa, com o projeto de destruição e empobrecimento que PSD e CDS estão a realizar no país".

João Ferreira sublinhou que apresentou a sua candidatura à câmara da capital há quatro meses e tem vindo a debater os problemas da cidade e a propor soluções".

"Esta é a discussão que verdadeiramente interessa aos lisboetas", destacou o candidato comunista.

Depois do acórdão da Relação de Lisboa sobre o recurso de Seara relativamente à providência cautelar que foi interposta contra a sua candidatura, já não existe recurso possível para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), podendo ocorrer contudo um eventual recurso para o Tribunal Constitucional, uma vez que questões de constitucionalidade foram invocadas no recurso.

JH (FC) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.