Nove funcionárias e sete idosos infetados com Covid-19 em centro social de Arcos de Valdevez

Nove funcionárias e sete idosos infetados com Covid-19 em centro social de Arcos de Valdevez
| Norte
Porto Canal com Lusa

Nove funcionárias e sete utentes do Centro Paroquial e Social de S. Jorge (CPSSJ), concelho de Arcos de Valdevez, tiveram resultado positivo para o novo coronavírus, anunciou hoje a direção da instituição que resolveu “isolar todos os idosos”.

“Decidimos tratar a situação por igual e isolamos os positivos e os negativos todos. Cada idoso está num individual e separado”, descreveu à agência Lusa o diretor do CPSSJ, padre Belmiro Amorim.

O responsável contou que decidiu proceder à despistagem à covid-19 no sábado através de testes rápidos pagos pela instituição depois de “alguns funcionários começarem a apresentar sintomas”.

Realizados os testes a toda a comunidade do CPSSJ, do distrito de Viana do Castelo, que conta com “mais de vinte funcionários e 19 idosos”, os resultados revelaram 16 casos positivos.

“São nove funcionárias e sete idosos. Quase todos assintomáticos. Mas estamos a trabalhar no lar como se estivessem todos infetados de forma a precaver ao máximo a propagação do vírus que não sabemos como cá entrou, mas entrou infelizmente”, disse Belmiro Amorim.

A distribuição de todos os idosos por quartos separados foi possível graças ao facto de a instituição contar com uma ala nova que aguardava por alguns acabamentos para ser inaugurada.

“Estão todos com o máximo de conforto e com uma equipa dedicadíssima a prestar cuidados. Estamos a reunir voluntários para ajudarem também”, afirmou o responsável.

O Plano de Contingência do centro foi ativado e a situação comunicada a situação às autoridades de saúde, acrescentou Belmiro Amorim.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 1,2 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.544 em Portugal.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.