Covid-19: Açores registam novo caso nas últimas 24 horas em São Miguel

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 01 nov 2020 (Lusa) -- As 976 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas diagnosticaram um caso positivo de covid-19 na ilha de São Miguel, verificando-se atualmente 78 casos positivos ativos nos Açores.

A informação é avançada hoje no comunicado diário da Autoridade de Saúde Regional, explicando que o caso diagnosticado é de um homem de 35 anos, "não residente na região, proveniente de ligação aérea com território continental português, que apresentou teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado antes do embarque com resultado negativo e cujo teste efetuado após o sexto dia produziu resultado positivo".

"A registar que um caso positivo reportado sábado na ilha de São Miguel, referente a um indivíduo do sexo masculino, de 38 anos, que apresentou documentação comprovativa de infeção e posterior recuperação no país de origem, passou a ser considerado não ativo na região", adianta ainda a Autoridade de Saúde dos Açores.

Até ao momento, foram detetados na região 388 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Há atualmente 78 casos positivos ativos, dos quais 63 em São Miguel, oito na Terceira, um na Graciosa, dois no Pico, dois no Faial, um em Santa Maria e um na ilha das Flores.

Desde o começo da pandemia morreram 16 pessoas na região com covid-19, todas em São Miguel.

A Autoridade de Saúde açoriana reitera que "as medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social".

A pandemia de covid-19 já provocou quase 1,2 milhões de mortos e mais de 46 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.507 pessoas dos 141.279 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

APE // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.