Testes de stress à banca incluem cenário com PIB a cair 0,8% este ano

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 abr (Lusa) - A Autoridade Bancária Europeia (EBA) anunciou hoje que os testes de stress à banca portuguesa incluirão um cenário virtual adverso no qual o PIB nacional se contrai 0,8% este ano, 2,3% em 2015 e 1,1% em 2016.

Este cenário adverso está entre os propostos pelo sistema europeu de supervisão financeira, e hoje divulgados, que servirão de partida para que a EBA estabeleça os níveis mínimos de capital e solvência que os bancos devem alcançar como passo prévio à entrada em vigor da supervisão única.

Além de uma contração do Produto Interno Bruto (PIB), a banca enfrentará um cenário adverso em relação a um eventual aumento dos juros da dívida soberana a dez anos, que prevê que estes atinjam 7,4% este ano, 7,1% em 2015 e 7,2% em 2016.

No cenário virtual adverso, em relação à taxa de desemprego em Portugal esta seria de 17,2% este ano, 18,2% em 2015 e 17,3% em 2016.

Quanto à inflação em Portugal, no cenário virtual adverso esta seria de 0,7% este ano, 0,1% em 2015 e menos 0,7% em 2016.

O cenário adverso comtempla também um novo problema no mercado imobiliário, no qual os preços dos imóveis sofreriam em Portugal uma correção de 3,1% este ano e de 5% em 2015 e em 2016.

O cenário adverso, proposto pelo sistema europeu de supervisão financeira, reflete os riscos sistémicos e ameaças mais relevantes para a estabilidade do setor bancário da União Europeia (UE), incluindo a da subida da rentabilidade da dívida soberana, especialmente naqueles países com fortes vínculos com países emergentes.

Também destaca o atraso na adoção de reformas estruturais que ponham em perigo a confiança na sustentabilidade das finanças públicas, e a deterioração do balanço dos bancos, que pode impedir que o crédito volte a fluir.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.